quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

JOSÉ CASTELLO - PELÉ : OS DEZ CORAÇÕES DO REI



O nome Pelé é automaticamente reconhecido nos mais remotos cantos do planeta. Em regiões perdidas e distantes, onde talvez ninguém saiba dizer o nome do papa, do presidente norte-americano ou do primeiro homem a pisar a lua, o nome de Pelé é imediatamente reconhecido. E não só reconhecido como capaz de produzir surpresa e admiração.
Tentando aproximar-se desse mistério, o escritor e jornalista José Castello faz de Os dez corações do rei uma abordagem inédita sobre Pelé. É importante dizer que o livro de Castello não é uma biografia de Edson Arantes do Nascimento. O cidadão Edson nele aparece só muito circunstancialmente, como uma espécie de mensageiro a quem coube encarnar e sustentar o mito Pelé. Os dez corações do rei é a história de Pelé. O próprio Edson, ainda hoje, se mostra perplexo e inquieto quando é chamado a falar do personagem que gerou e de alguns dos atributos que ajudaram a construí-lo, como a obstinação, a predestinação, a magia, a coragem e a nobreza.
E são dez os atributos escalados por Castelo - e a escolha do número 10, como se sabe, não é gratuita pois o 10 está irremediavelmente ligado à imagem de Pelé. Corações porque Pelé nasceu na pequena cidade mineira de Três Corações, e a palavra remete às origens do mito. Quanto ao rei, não é preciso explicar.(FOLHA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário